Predial Imobiliária

Você sabe todos os custos que envolvem uma transação imobiliária? Também conhecidas como operações imobiliárias, abrangem todas as negociações de imóveis, inclusive o aluguel. Geralmente, os custos da compra e venda são bastante conhecidos, mas os da locação, nem sempre.

Por este motivo, neste post, mostraremos alguns dos principais custos para que nem o locador ou o locatário sejam pegos de surpresa quando eles aparecerem. Confira!

Registro imobiliário

Comumente realizado nas transações imobiliárias de compra e venda de imóveis, o registro também pode ser feito para as locações. Dessa forma, é utilizado como uma medida de segurança tanto para o locador quanto para o locatário, principalmente quando a locação é feita diretamente com o proprietário. Nesses casos, o recomendado é registrar o contrato no cartório.

Em relação ao valor, ele é baseado no montante total do contrato. Isso quer dizer que a conta envolve o custo do aluguel multiplicado pelo prazo total. As taxas variam de acordo com o estado, o preço do contrato e, por fim, pelo tipo do imóvel em questão.

Conservação do imóvel

Ao devolver o imóvel, todo contrato exige que ele esteja nas mesmas condições em relação à conservação definida no documento. O uso diário pode causar pequenos danos e, por isso, é responsabilidade do locatário devolver o imóvel em perfeito estado, assim como estava quando entrou.

Para não ser um peso ao final do contrato, é indicado que esse custo de manutenção e conservação faça parte do orçamento mensal. É preferível que o locatário tome as medidas necessárias assim que os danos aconteçam, para evitar acúmulos no final da locação.

Imposto de Renda

Para os locadores, todos os ganhos relacionados ao aluguel de um imóvel devem ser declarados no Imposto de Renda (IR), uma vez que são tributáveis. É preciso atenção, pois quando o valor da locação é maior que o teto estipulado por esse imposto, é preciso que ele seja recolhido mensalmente.

Aqui, é preciso pontuar que os recursos recebidos por conta do aluguel podem se acumular com outras rendas recebidas — como pensão e salário. No site da Receita Federal pode-se conferir a tabela atualizada com todos os valores.

Reparos e manutenção no imóvel

De um lado, o locatário é responsável por fazer a manutenção e reparo nos danos causados pelo uso diário do imóvel. Do outro, o proprietário precisa fazer a manutenção nos danos estruturais e os que são causados pelo tempo.

Como exemplo, é possível citar os problemas na rede hidráulica ou elétrica. Se for constatado que não foram causados por mau uso, são de responsabilidade do dono do imóvel.

Seguro e garantias locatícias

Para garantir o pagamento do aluguel — e a conservação do imóvel —, o contrato conta com um seguro e outras garantias, como o seguro fiança. Como está cada vez mais difícil conseguir o auxílio de uma pessoa para aceitar a função de fiador, outras formas de garantir o cumprimento dos compromissos foram disponibilizadas.

Entre elas, podemos citar a caução em bens, em dinheiro ou em título de capitalização no valor do custo do registro. Ainda em relação aos seguros, o pagamento do seguro incêndio é obrigatório, presente em todo contrato. Ele é uma garantia para cobrir quaisquer possíveis danos causados pelo fogo.

Honorários da imobiliária

Em todo contrato de locação, o proprietário do imóvel paga um valor à imobiliária referente a administração do imóvel. Neste caso, a empresa fica responsável pela cobrança do aluguel, vistoria, administração do contrato e tudo o que diz respeito à parte burocrática. O serviço pode ser prestado sob demanda e cada imobiliária cobra o valor que acha pertinente.

Agora que você já conhece todos os custos que envolvem uma transação imobiliária, é preciso se planejar para esses gastos. O locatário deve verificar quais garantias e seguros estão previstos no contrato e fazer um planejamento financeiro detalhado. Já para o locador, é preciso descontar o imposto de renda e o honorário da imobiliária logo ao definir o valor do aluguel.

Gostou do conteúdo do texto? Precisa de ajuda em alguma parte do processo? Então entre em contato conosco e descubra como podemos ajudar!