Predial Imobiliária

Você recebeu uma determinada quantia — por herança, venda de algum bem ou rescisão de contrato, entre diversos outros motivos —, e o primeiro impulso é aproveitar a oportunidade e investir comprando um imóvel à vista, certo?

Mas, será que é, de fato, a melhor opção? Saiba que há outras ações igualmente ou mais vantajosas que podem ser feitas nesse momento.

Neste post, vamos abordar todas essas questões e tirar as suas dúvidas sobre como comprar um imóvel. Boa leitura!

Quais são as desvantagens de adquirir um imóvel à vista?

Muito se fala sobre a aquisição de um imóvel à vista ser benéfica e vantajosa. Porém, há algumas desvantagens que precisam ser consideradas nesse momento. Veja algumas delas, a seguir:

  • perda da oportunidade de investir o valor em outros fundos de aplicações;
  • aposta de todo o montante em um mesmo lugar;
  • necessidade de usar todo o capital necessário — enquanto, no financiamento, é possível utilizar alternativas, como o uso do FGTS.

Quais são as facilidades do investimento?

Já foi o tempo em que era complicado financiar um imóvel, com entradas exorbitantes, demora na liberação e mínimas possibilidades de alternativas para a compra.

Atualmente, há diversas facilidades, tais como:

  • não há necessidade de entrada, para os casos de financiamento junto à construtora ou em algumas modalidades do Minha Casa Minha Vida;
  • dá para usar o FGTS para realizar o financiamento;
  • pode parcelar de forma que não pese no bolso;
  • é possível encontrar as melhores taxas.

Como investir o capital que seria utilizado para a compra do imóvel?

Mas, se você não vai utilizar o capital para a compra do imóvel, o que pode fazer? A opção é investir esse dinheiro para conseguir potencializar os seus ganhos. Vamos mostrar algumas possibilidades, a seguir.

Compre mais de um imóvel

Você pode utilizar parte do valor para dar entrada em mais de um financiamento e adquirir mais de um imóvel ao mesmo tempo. Com isso, é possível disponibilizá-lo para locação e garantir uma renda extra, que pode ser utilizada para abater o financiamento realizado.

Invista em renda fixa ou variável

É possível, também, aplicar o seu capital em fundos de investimento de renda fixa ou variável, com um percentual de rendimento maior do que os juros aplicados no financiamento. Sendo assim, você terá ganhos sobressalentes ao valor da parcela, e isso poderá ser utilizado posteriormente a seu favor.

Antecipe as parcelas

Você pode optar, também, por utilizar o valor guardado para antecipar parcelas do seu financiamento, o que diminui o montante total a ser pago, bem como reduz uma parte dos juros cobrados sobre o financiamento. Quando feito de forma estratégica, pode ser vantajoso em conjunto com a dica anterior.

Agora, você já sabe como comprar imóvel. Alinhando todas as dicas que citamos neste texto, você consegue ter um uso estratégico do seu capital e, assim, aumentar o seu patrimônio de forma a obter mais vantagens.

Gostou deste conteúdo? Então, siga os nossos perfis no Facebook, no Linkedin, no YouTube e no Instagram, e ative as notificações para acompanhar nossas dicas em seu feed!